O que nós, barbudos, devemos fazer para tornar nossas refeições mais confortáveis? Comer sem sujar a barba é uma dificuldade que pode ser superada! Aqui você encontrará diversas dicas e, mesmo que você não consiga seguir todas em seu dia-a-dia, tenho certeza que uma ou outra irá tornar sua vida mais prática.

Talheres

Uma dica preciosa é substituir talheres maiores por menores, principalmente quando falamos de colheres, sempre que possível, adote a colher de chá. Pode parecer infantil, mas é legal em vários sentidos: ingerir porções menores não só ajuda a proteger a barba, mas também pode melhorar a digestão (principalmente para os que têm preguiça para mastigar). Resumindo: vai tornar a sua refeição um pouco mais lenta e saudável, transportando menos comida e facilitando não tocar em seu bigode.

Café

Vai usar canudo? Não!!!

As tampinhas do Starbucks, Frans Café e demais cafeterias nos entregam a solução (ou um garrafinha térmica com o mesmo formato). Estas aberturas menores garantem tomar o nosso café de cada dia de maneira simples, prática e higiênica.

Pão

Pão com manteiga (cream cheese, cottage ou com creme de ricota, caso assim você prefira). A dica aqui é simples: vire o pão ou torrada de cabeça pra baixo ou dobre-o no meio (dependendo da viscosidade do acompanhamento escolhido). Dessa maneira, as “costas” do pão formarão escudo natural entre sua cobertura cremosa e seu bigode.  Claro que podem sobrar algumas migalhas, mas será mais simples se livrar delas.

Cereal

Para esta tarefa (simples para os não barbudos) tem-se duas dicas. A primeira é segurar um pouco a barba para evitar que encoste no pote de leite. A segunda já foi comentada acima, use uma colher pequena, vai facilitar bastante.

Sanduíche

MODO 1: Quando for comer um sanduíche (especialmente aqueles com maionese saindo pelos lados) o ideal é não comê-lo inteiro. Corte de modo que tenha dois triângulos. Dessa forma, fica mais fácil comer pelas pontas.

MODO 2: Outra opção é comer do jeito usual, e com o dedo empurrar/segurar o bigode para o lado, enquanto coloca o sanduíche na boca.

MODO 3: cortar o sanduíche (especialmente os de pão de forma) em tiras mais finas (umas 4 fatias), de modo que elas entrem na boca sem tocar a barba ou o bigode.

Sopa

O grande problema das sopas é que suas gotas escorram por sua barba até caírem em suas roupas. Para a sopa utilize uma combinação de técnicas que falamos antes: utilize uma colher menor, segure a barba e vire a colher para baixo antes de retirá-la da boca.

Espaguete

Temos dois caminhos para enfrentar esse desafio. A primeira dica é para comer em casa, onde você pode cozinhá-lo quebrando-o pelo menos na metade, mas isso é uma ofensa aos italianos. Por isso tenho uma segunda dica, que também é útil para quando estiver em restaurantes e é o jeito tradicional italiano de se comer um bom espaguete: com uma colher você agrupa um pouquinho de macarrão e, em cima da colher você gira o garfo até que obtenha uma quantidade não muito grande, para entrar na boca com facilidade. Com a colher você também pode ajeitar os fios de macarrão no garfo.