Vilã da beleza dos cabelos, a caspa pode arruinar qualquer produção. Os floquinhos brancos aparecem quando menos se espera, especialmente em quem tem cabelos mistos ou oleosos, já que o fungo que promove o problema no couro cabeludo se alimenta de óleo. Investir em um shampoo anticaspa é o primeiro passo para acabar com o problema, no entanto, é necessário seguir algumas regras simples para acertar no tratamento e não comprometer a eficácia do produto. Confira!

QUANTIDADE DE SHAMPOO ANTICASPA E TEMPERATURA DA ÁGUA FAZEM DIFERENÇA

O primeiro passo para um tratamento anticaspa eficaz é determinar a temperatura da água. Ela não deve ser muito quente, já que o calor estimula as glândulas que produzem oleosidade no couro cabeludo. Embora possa parecer que o cabelo ficou muito limpo imediatamente após a lavagem, pouco tempo depois as raízes começam a ficar oleosas, por isso, o ideal é apostar na água morna ou mesmo fria.

Outro fator importante é a quantidade de shampoo anticaspa usada para combater o problema. Uma quantidade muito pequena são é suficiente para limpar adequadamente o couro cabeludo; ao contrário, exagerar na dose vai fazer com que desperdice produto sem melhores resultados. Assim, o ideal é aplicar na palma da mão uma quantidade equivalente a uma moeda de um real e esfregar suavemente, com as pontas dos dedos – nunca com as unhas – em movimentos de zigue-zague por toda a cabeça. Para garantir uma limpeza profunda, vale repetir o processo e então enxaguar abundantemente.

CONDICIONADOR ANTICASPA É ESSENCIAL PARA NÃO PREJUDICAR A EFICÁCIA DO TRATAMENTO

Embora hoje em dia já existam opções de shampoo anticaspa que não deixam os fios ressecados, o condicionador é um cuidado que não deve ser dispensado se o objetivo são mechas suaves e cheias de brilho. No entanto é muito importante usar uma fórmula da mesma linha que o shampoo, uma vez que o produto tem propriedades higienizantes que podem retirar os agentes anticaspa que devem permanecer nos fios e couro cabeludo. Mas atenção: ele não deve ser aplicado próximo às raízes, já que isso pode causar maior oleosidade e, consequentemente, mais caspa.

FREQUÊNCIA DA LAVAGEM DOS CABELOS INFLUENCIA NO CONTROLE DA CASPA

Se você tem caspa e tem como hábito lavar os fios todos os dias, é importante repensar essa frequência. Isso porque os ativos que combatem a caspa presentes no shampoo e condicionador específicos para o problema necessitam de tempo para agir. Assim, o ideal é lavar o cabelo a cada dois dias, mas para não correr o risco de sentir as raízes oleosas no meio do processo, vale investir em uma linha anticaspa que promova frescor até 48h, com ingredientes como a essência de alga azul.