Fonte: Site da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Durante o inverno, a baixa umidade do ar e as temperaturas mais frias fazem com que a pele fique mais seca. Os banhos quentes, comuns nessa época, também provocam uma remoção mais intensa da oleosidade natural da pele, diminuindo sua umidade.

Sujeitas ao ressecamento, tanto a pele do rosto quanto do corpo, podem apresentar um aspecto esbranquiçado, por causa da desnaturação das proteínas. Para evitar, faça hidratações corporais mais profundas e prefira uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes (legumes, hortaliças e frutas).

Manter a ingestão de água é extremamente importante para conservar a hidratação da pele e de todo o organismo, que fica debilitado com o clima frio. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Para quem tem dificuldade em tomar água durante esta estação, uma sugestão: ingerir chás claros ou de frutas, dividindo a quantidade indicada para um dia, dois litros, entre água e chás –  para um consumo mais prazeroso.

O inverno é uma boa época para realizar alguns tratamentos dermatológicos que requerem que se evite a exposição ao sol, como peelings, tratamentos e depilação a laser.

Dicas gerais para manter a pele hidratada

  • Beba no mínimo dois litros de água por dia.
  • Não tome banhos quentes e muito demorados; evite buchas e se ensaboar demais.
  • Use hidratante logo após sair do box, pois o vapor ajuda na penetração do creme.
  • Nas áreas de maior oleosidade (rosto e tórax), prefira hidratantes oil free .
  • Para evitar rachaduras nos lábios, use hidratantes específicos para essa região.
  • Passe filtro solar todos os dias.