Ingrediente cada vez mais comum em xampus e condicionadores, o óleo de coco também vem sendo bastante usado em receitas caseiras, pois ajuda a manter a hidratação natural e o brilho do cabelo.

Diferente do silicone, que com sua ação externa proporciona um brilho mais imediato, o óleo de coco não forma um filme em volta do fio. Sua função não é a lubrificação, pois ele é totalmente absorvido pelos fios. Seu objetivo é uma nutrição interna, com uma ação mais profunda.

Mas atenção: como todo óleo vegetal, recomenda-se que o óleo de coco não seja aplicado puro no cabelo. Deve estar entre os ingredientes de uma máscara de hidratação, xampu ou condicionador.

Veja agora alguns benefícios do óleo de coco e lembre-se de pedir dicas e orientações de uso para seu cabeleireiro, evitando o efeito oposto.

Hidratação

Para obter mais brilho e maciez no cabelo, faça a máscara de hidratação com o óleo de coco pelo menos 1 hora antes de lavar com o xampu.

Coloração

Para potencializar o efeito da coloração, fazendo o tom “pegar melhor” no cabelo, misture o óleo de coco na tintura, que irá demorar mais para desbotar.

Anti-frizz

Dome os fios rebeldes, mantendo-os hidratados e modelados com o uso de uma pequena quantidade do óleo de coco, quase como um produto leave-in.

Anticaspa

Hidrate o couro cabeludo aplicando uma pequena quantidade na região ao deitar e deixe agir durante a noite. Use uma touca ou proteção para não sujar a roupa de cama.

Crescimento 

O óleo de coco possui vitaminas e lipídios que ajudam na restauração do  couro cabeludo, fazendo o cabelo crescer mais e mais rápido. Aplicar antes de dormir é uma dica valiosa.