Recebemos muitas perguntas sobre o processo de deixar a barba crescer e suas dificuldades. Por isso, criamos um post bastante objetivo com dicas para ajudar a resolver alguns dos problemas encontrados. Vamos lá!

 

1 – Tenha paciência

Desde o início, não se trata apenas de cultivar a barba, mas também a paciência. A razão para isso é simples: a barba não vai começar do jeito que você gostaria, há falhas, nem todos os pelos crescem no mesmo ritmo e, por mais que você ache que sua barba cresce muito rápido, acredite, isso não é verdade (risos), principalmente se você quiser uma barba grande.

2 – A barba pode coçar no início

Calma, isso acontece com muita gente, inclusive comigo. Mas depois de uns 20 dias isso fica para trás. A dica é iniciar o hábito de lavar a barba com um shampoo adequado, para isso, dêem uma olhada nos artigos deste blog onde falo dos produtos que eu testei. O balm também pode ajudar!

3 – Procure um especialista

Isso mesmo, transfira um pouco da responsabilidade e o faça já no início, após uma semana. Ao conversar com um barbeiro experiente você vai entender que a barba precisará de vários ajustes até ficar do jeito que imagina. Nessa primeira ida ao barbeiro você vai entender por que essa onda de barbearias está tão forte, vai gostar muito da experiência e sua barba vai ganhar um desenho que você NUNCA conseguiria fazer sozinho, sério mesmo, você não conseguiria.

4 – Não coce a barba

É muito difícil controlar essa mania, concordo, mas tente. Isso é importante por que ao passar as mãos você contribui para que a barba fique ressecada e suja.

5 – Use apenas pentes de madeira

O pente de madeira consegue ajudar pentear qualquer barba, sem o efeito da estática provocado por pentes de plástico. Em outras palavras, os pentes de plástico podem bagunçar mais do que ajudar, deixando a barba toda “armada”.

6 – Use produtos adequados

Shampoo de barba – além de limpar e perfumar, tem a função de hidratar, respeitando o Ph do seu rosto, algo que não é objetivo do shampoo comum. Utilizo diariamente.
Balm de barba – sua função principal é hidratar a pele, sendo um bom hidratante também para a sua barba. É muito usado como pós barba e ajuda no combate à coceira inicial, comentada acima. Eu uso como pós barba quase diariamente.
Óleo para barba – sua principal função é hidratar e é indispensável para barbas grandes, pois os pelos começam a ficar ressecados justamente nas pontas. Assim, os óleos ajudam muito para que você tenha uma barba mais macia. Eu uso diariamente 2-3 gotas, para barbas menores utilize uma quantidade menor.
Cera para bigode – criada para modelar o bigode, pode ser usada também para organizar alguns trechos da barba. Eu uso aos finais de semana.